A secretária de Infraestrutura Sônia Fontes apresentou na tarde desta quinta-feira, 29, um estudo básico de mobilidade urbana (anteprojeto) que trata da intervenção em várias vias do centro da cidade, com destaque para a abertura do calçadão a veículos leves e intervenções em ruas próximas, aos empresários da região, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Alagoinhas (CDL).
O anteprojeto prevê a abertura do calçadão, próximo a Prefeitura – reivindicação antiga das forças empresariais -, que passará a ser uma avenida com calçamento para veículos leves e também servindo de passeio para os pedestres, semelhante à intervenção ocorrida no bairro da Barra, em Salvador. Ficou definido que no dia nove de fevereiro haverá um café da manhã, no Hotel Áster, para a apresentação do projeto final de mobilidade urbana naquela região, que alcançará as avenidas Lourival Batista, a Praça da Matriz, a requalificação da Praça da Prefeitura e o entorno do Rio Catu.
A secretária Sônia Fontes informou que as forças empresariais sugeriram o estudo visando a abertura do calçadão. “Querermos ouvir ideias e sugestões, mostramos o anteprojeto e queremos no dia nove de fevereiro mostrar o projeto executivo para dar início às obras”.
O projeto final mostrará, com detalhes, as intervenções em logradouros próximos ao calçadão, como o terminal de vans, próximo à Loja Barreto, a passagem para a Rua Renato Bittencourt com a construção de uma ponte, toda a requalificação da Avenida Lourival Batista e retirada da chamada “praça do gás”, próximo à Prefeitura para desafogar o tráfego.
As propostas contidas no anteprojeto foram aceitas pela maioria dos empresários, tendo o presidente da CDL Yure Azi afirmando “que não estamos perdendo um calçadão, mas ganhando duas opções: um calçadão, quando quisermos fechá-lo para alguma atividade cultural, e, ainda, permitirmos a passagem de veículos para um fluxo local”. Quanto as outras intervenções, Yure Azi comentou que a abertura de novas vias sempre é importante para o setor empresarial, “porque é a possibilidade de novos negócios e progresso para a cidade”. Além de vários empresários da região do calçadão, participaram também da reunião o secretário Harnoldo Azi (Serviços Públicos), os presidentes da ACIA Joseval Fagundes e do Sindicato dos Comerciários Adriano Fonseca.
Fotos: Amilton André – SECOM
Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação
Publicado por: SECOM