Secretário de Educação visita obras das 5 creches em construção no município

31 de outubro de 2018, 15:50

Acompanhado pelo prefeito Joaquim Neto, o secretário municipal de Educação, Tácio Lobo, visitou, na última semana, as 5 creches em construção no município. O intuito da visita, segundo os gestores, foi justamente acompanhar de perto o andamento das obras, que devem garantir a criação de mil novas vagas à rede municipal.

Imagem: Divulgação

O secretário de educação aproveitou a oportunidade para conhecer as empresas responsáveis pela execução das intervenções e enfatizou que a intenção é entregar, com brevidade, os equipamentos de ensino à população.

“O investimento na primeira infância é um dos investimentos mais potentes, porque ele gera benefícios sociais muito grandes com perspectivas educacionais. É muito importante reforçar que essas creches são equipamentos educacionais, onde a criança estará sendo estimulada por profissionais competentes, que vão proporcionar a ela as condições necessárias para que desenvolva habilidades cognitivas desde a primeira infância, gerando, como resultado, alunos mais capacitados, mais preparados para a Educação Infantil”, afirmou Tácio Lobo.

Imagem: Divulgação

Segundo ele, além da estrutura física, outro ponto importante é a amplitude das obras, que contemplam não apenas uma área específica, mas 5 regiões do município. “São obras em 5 pontos diferentes da cidade, o que demonstra uma diversificação dos investimentos, em regiões diversas da cidade, não apenas no centro, demonstrando, mais uma vez, a prioridade de investimentos da gestão Joaquim Neto na Educação e a preocupação em atender o município em toda a sua extensão”, ressaltou.

As creches de Alagoinhas Velha, do Jardim Petrolar, de Baixa da Candeia, do Barreiro e do Urupiara devem ser finalizadas já no próximo ano e a previsão é de que as atividades sejam iniciadas no 2º semestre de 2019.

Com uma área de 1317m² e atendendo a uma média de 376 alunos nos dois turnos, as unidades do Barreiro, do Urupiara e do Jardim Petrolar pertencem ao modelo de projeto arquitetônico padrão de educação infantil tipo 1, do FNDE, enquanto as creches de Baixa da Candeia e de Alagoinhas Velha correspondem ao modelo inovador, com a utilização de novos produtos e sistemas construtivos, que garantem a qualidade da obra em um tempo de execução reduzido.

Com salas planejadas, pintura, piso, área de convivência, sanitários e equipamentos, as novas creches devem proporcionar um ambiente de qualidade para o ensino-aprendizagem.

De acordo com Tácio Lobo, são estruturas que fornecem as condições necessárias para o pleno desenvolvimento da criança e para a universalização do acesso ao ensino. “A estrutura física é mais um vetor que apoia a capacidade de aprendizado do aluno e que confere ao professor um melhor ambiente de ensino. Então permanece o foco da secretaria em oferecer o melhor ambiente de ensino possível, seja na perspectiva de infraestrutura, seja na perspectiva pedagógica”, pontuou.

A Secretaria de Educação destacou que, além dos recursos provenientes do Fundo Municipal de Desenvolvimento da Educação (FNDE), as construções de Alagoinhas Velha e de Baixa da Candeia contam ainda com recursos próprios do município que, juntos, somam mais de R$ 1 milhão investidos pela gestão no setor.

A SEDUC informou também que, além das creches, unidades escolares do município também devem ser beneficiadas com as melhorias de infraestrutura no início do próximo ano.