Instagram
Facebook
YouTube

Secretários participam de reunião sobre programa de segurança pública


12 de agosto de 2015, 13:00

Na segunda-feira, 11, secretários municipais estiveram em São Paulo para uma reunião sobre o cronograma e diretrizes do Programa “Safe City” (cidade segura). O encontro foi realizado na Federação das indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e contou com a participação dos secretários de Infraestrutura e Planejamento Urbano (SECIN) Sônia Fontes, Administração (SEMAD) Jean Ander e o procurador geral do município Ricardo Marcolin.

seguranca publica3

Nessa reunião, Alagoinhas foi convocada para a segunda etapa de elaboração do projeto, que fará com que a cidade fique apta para receber os reursos do Banco Internacional de Desenvolvimento (BID). Houve a consulta para elaboração de um ‘termo de referência’ para o futuro Programa de Segurança Pública. Na oportunidade, foi discutida também a participação conveniada de todos os atores que estarão envolvidos (município, Policias Militar e Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiro, Ministério Público, etc).

Nessa fase, o Instituto Técnico de Apoio Municipal (itam) elabora o Plano Diretor de Segurança Pública que será apresentado ao BID para avaliação e escolha dos projetos. Alagoinhas atende a todos os pré-requisitos estabelecidos como: atualização do Plano Diretor, equilíbrio financeiro, apto a captar recursos, documentações em dias, números de habitantes.

Para a secretária Sônia Fontes, o município atende a todos os requisitos para ser uma das cidades selecionadas pelo BID. “Alagoinhas tendo o projeto aprovado, estará recebendo esse recurso para implantação do programa. O programa é todo financiado pelo BID. O plano diretor de segurança vai nos dizer o que precisamos ter de equipamentos, o que necessita dos órgãos e vamos trabalhar com a integração do projeto”.

Safe City

O projeto dota o município de infraestrutura, mas principalmente de equipamentos de integração dos órgãos responsáveis pela Segurança Pública e Social. Além de credenciar, introduz a nova modalidade da participação do cidadão para promover a segurança da cidade, equilibrando as comunidades de risco social.

ITAM – é uma organização Social com atividades de consultoria e gestão pública, especializada na elaboração de projetos de promoção do desenvolvimento passiveis de financiamento e para alocação de recursos complementares não reembolsáveis originários de ministérios de organizações não – governamentais (ONGS), de fundações, de embaixadas, de bancos de desenvolvimento e de parcerias público-privada (PPP). Ela atua em três esferas de governo, saúde, educação e segurança.

Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação
Publicado por: SECOM

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.
Pular para o conteúdo