Semana Pedagógica 2020 discute a importância da formação de leitores | PREFEITURA DE ALAGOINHAS

Semana Pedagógica 2020 discute a importância da formação de leitores


5 de fevereiro de 2020, 21:36

Foto: Roberto Fonseca

Nos dias 03 e 04 de fevereiro, centenas de professores, diretores e coordenadores da rede municipal de ensino participaram de um momento de estudo e capacitação durante a Semana Pedagógica 2020, que este ano trouxe o tema central “Formação Leitora: Portal para Atividades e Descobertas”.

Foto: Roberto Fonseca

Realizada no Hotel Áster e aberta pela secretário de Educação, Jean Afonso, a jornada contou com a presença do prefeito Joaquim Neto, secretários e do presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Torres. A mesa de abertura contou, ainda, com a participação da escritora Isabel Cristina da Silva.

De acordo com o secretário de Educação, o tema foi escolhido para incentivar as escolas a construírem o seu projeto de leitura para o ano todo, propiciando o aumento da proficiência leitora dos estudantes. Durante a jornada foram distribuídos para os gestores e professores, o Caderno de Orientações Pedagógicas, que traz uma proposta inovadora para nortear o planejamento de cada passo deste processo de formação.

Foto: Roberto Fonseca

Em sua fala, o secretário destacou os inúmeros avanços na Educação, como a requalificação de escolas, melhorias na qualidade do transporte, internet em todas as unidades, a municipalização das escolas Oscar Cordeiro e Maria José Bastos, conquista de cinco novas creches, e o empenho da gestão para elevar o índice do Ideb, com participação da rede em programas de formação de professores, como o Educar pra Valer.

Foto: Roberto Fonseca

Foto: Roberto Fonseca

O prefeito desejou sucesso no ano letivo que se inicia e renovou o compromisso de apoio à valorização do professor. Para o gestor, a mensagem do governo é de que a Educação está na ordem de prioridades. “Todas as equipes das coordenações, direções e professores sabem o quanto a nossa gestão tem se empenhado, plantando sementes. Mais que obrigação é compromisso, é respeito, é reconhecimento pelo trabalho de cada um dos profissionais que aqui estão, e a nossa vontade de contribuir para que Alagoinhas alcance um patamar de excelência nos índices de aprendizado”, disse o prefeito.

Convidada para a Palestra Magna, a doutora em Educação e pesquisadora sobre a escrita, Giovana Cristina Zen, falou sobre a importância da leitura para a formação humana. A programação no primeiro dia também contou com atividade vivencial mediada pelo grupo Supera Ginástica Cerebral, e palestra sobre Inteligência Emocional, com o Master Coach na área de desenvolvimento e de Líderes, Willian Jatobá.

Foto: Roberto Fonseca

Na quarta-feira, as atividades seguiram nas unidades escolares, onde os gestores apresentaram a proposta pedagógica 2020. A jornada também contou com capacitação dos cozinheiros da rede municipal de Ensino, realizada no Centro Territorial de Educação Profissional – CETEP.

Foto: Roberto Fonseca

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.