Com o intuito de formar mais uma parceria com o Governo do Estado, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) organiza nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro o Seminário Formação de Assessoria: Qualificando os Serviços Socioassistenciais, contando com palestrantes da Secretaria do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e do Instituto de Saúde Integral, através do convênio do Programa Bahia Acolhe. O seminário tem como tema o acolhimento aos moradores de rua.
A abertura será no dia 03, no Hotel Kasa Grande, das 8h30 às 17 horas. Nos dias 04 e 05, as oficinas serão realizadas na Escola Municipal Marco Maciel, Alagoinhas Velha, também das 8h30 às 17 horas.
A secretária municipal Tatiana Andrade, que criou na SEMAS a Ronda Social, programa que dá assistência aos moradores de rua, considera que “novos programas e parcerias são sempre bem-vindos, porque são imprescindíveis para melhorar a vida deste segmento da sociedade”.
Qualificar os serviços socioassistenciais nos processos de encaminhamento e acompanhamento aos diversos serviços públicos como forma de possibilitar aos moradores de rua o resgate de sua cidadania assegurando os seus direitos sociais, é o objetivo do seminário de formação e assessoria para agentes públicos.
O Programa Bahia Acolhe garante proteção social à população de rua nas principais cidades do estado. O objetivo do governo estadual, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), é proporcionar um conjunto de cuidados e serviços, através de instituições governamentais e não-governamentais, que buscará eliminar a situação de vulnerabilidade e risco social, além de promover a autonomia destas pessoas.
De acordo com a coordenadora de Proteção Especial (SEMAS) Carla Filgueiras, “esse seminário estará formando profissionais visando a criação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População em Situação de Rua, o chamado Centro Pop”.
A Secretaria de Desenvolvimento Social realiza ação direcionada a pessoas que vivem nas ruas através do Centro Pop, envolvendo os setores da saúde, educação, habitação, assistência social, segurança, seguridade social, emprego e renda e segurança alimentar.
Fotos: Amilton André – SECOM
Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação
Publicado por: SECOM