A Prefeitura de Alagoinhas, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), retomou, de forma ostensiva, os trabalhos da Ronda Social que tem como objetivo executar ações preventivas e de proteção aos cidadãos em situação de rua, através do resgate e acolhimento. Adultos, idosos e, até mesmo crianças, são recolhidos das ruas da cidade, visando a inserção no convívio social.
A ação é uma iniciativa da SEMAS e liderada pela secretária Tatiana Andrade e equipe técnica formada por assistentes sociais e psicólogos. A ação conta também com o apoio da Secretaria da Saúde (SESAU) e da Guarda Municipal.
De acordo com Tatiana Andrade, a Ronda Social é realizada em toda a cidade com visitas em locais onde é frequente o número de pessoas em situação de risco, como praças, calçadas, prédios abandonados, entre outros espaços.
Após o resgate, as pessoas são encaminhadas para a secretaria, onde são acolhidas pela própria secretária e equipe para os primeiros cuidados como a higiene pessoal, alimentação e regularização dos documentos.
“O primeiro passo é a identificação e situação da pessoa resgatada e depois direcioná-las de acordo com a sua necessidade. Algumas são encaminhadas para centros de recuperação, onde recebem tratamento adequado; outras reinseridas no mercado de trabalho com o acompanhamento total da SEMAS para o seu retorno ao convívio familiar”, explicou a secretária.
A Ronda Social já retirou dezenas de moradores das ruas, possibilitando novas oportunidades. Só nesses últimos três dias já foram retiradas quatro pessoas das ruas, sendo que uma delas está recebendo tratamento no Centro de Atenção Psicossocial de Alagoinhas – CAPS III. O trabalho é realizado durante toda a semana, pelo menos três dias.
O resgatado Vanderlan Santos da Silva disse que a equipe da SEMAS fez várias tentativas para tirá-lo da rua, mas que só agora ele decidiu sair para buscar uma vida melhor. “Estou feliz porque estamos recebendo apoio de dona Tatiana e os meus planos é trabalhar e ter uma nova vida daqui para frente”.
Já Marcos Brotas afirmou que “espero uma mudança de vida. Estou cansado de viver essa vida, eu quero ter uma vida normal, igual a todos. Encontramos um anjo de Deus que está nos ajudando para modificar a nossa vida”.
Fotos: SEMAS / Amilton André – SECOM
Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação
Publicado por:SECOM