Sempre as quintas e as sextas-feiras a Secretaria da Saúde (SESAU) disponibiliza semanalmente 60 vagas, 30 em cada dia, para consultas geriátricas, especialização em Saúde de pessoas idosas. O atendimento é realizado na Policlínica do Parque Floresta, com o médico geriatra Eduardo Perrone. As quintas, as consultas ocorrem pela manhã. Nas sextas, os atendimentos são realizados a partir das 12h. Os interessados devem levar os documentos de identificação e o cartão do SUS.
Os atendimentos geriátricos são fundamentais, pois neles o médico realiza uma revisão geral de todos os hábitos da vida de cada paciente que possam interferir para o bem o mal no envelhecimento.
Para a subsecretária da Saúde Ivone Neta esse é um serviço que está à disposição da população, porém ainda é pouco requisitado. “Temos um médico que fica de plantão dois dias na semana. São 60 vagas semanais e cerca de 250 mensais. A procura ainda é baixa do serviço, devido ao grande número de idosos existentes na nossa cidade. Esse é um atendimento médico importante para a garantia da saúde do idoso”, pontuou.
Atendimento
Uma consulta geriátrica é mais longa que uma consulta comum. Nela são colocados em pauta aspectos da saúde do paciente e familiares. Os hábitos de vida que estão presentes influenciando bem ou mal o envelhecimento, quais remédios estão em uso, alimentação, nível de estresse, aspectos psicológicos, relações interpessoais e como elas influenciam a saúde, as atividades de vida diária e o grau de desenvoltura. Também são realizados exames físicos em geral.
Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação
Publicado por: SECOM