A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), realizou, nesta terça-feira, 30, no Hospital Materno-infantil de Alagoinhas, uma capacitação em imunização voltada a enfermeiros e técnicos de enfermagem da Atenção Básica do município.
A iniciativa tem como objetivo atualizar e aperfeiçoar os processos de trabalho relacionados à imunização, garantindo a ampliação da cobertura vacinal e a melhoria da qualidade da assistência prestada à população.
Com duração de dois dias, a capacitação aborda temas como vacinação infantil, de adolescentes, adultos e idosos, esquemas vacinais previstos nos calendários oficiais; vacinação contra a covid-19 e influenza, entre outros; além da prevenção e manejo de eventos adversos pós-vacinação.
O secretário municipal de Saúde, Virgínio Pereira, ressalta a relevância da iniciativa: “Esta capacitação é fundamental, pois oferece aos profissionais a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e, assim, garantir um atendimento cada vez mais seguro e de qualidade à população. Com essa atualização, buscamos fortalecer a técnica e o saber dos profissionais de enfermagem e enfrentar o negacionismo que ainda impacta na cobertura de vacinas essenciais”, afirma.
O assessor do Coren-BA, Davi Reis, também ressalta a relevância da capacitação. “Alagoinhas é uma cidade polo que influencia diversos municípios da região e tem grande importância no sistema de saúde da Bahia. Para o Coren, é de enorme significado estar presente em um processo de educação permanente. São conteúdos riquíssimos que aprimoram o conhecimento dos profissionais de enfermagem em um tema tão sensível e essencial para a sociedade, que é a imunização”, destaca.
A enfermeira Daniela Santos Souza, participante da capacitação, avalia a ação de forma positiva: “Quando os profissionais estão atualizados e capacitados, a qualidade da assistência prestada à população é fortalecida. Tenho certeza de que este curso fará uma grande diferença no nosso trabalho diário”, diz.
Fizeram parte da mesa de abertura o secretário municipal de Saúde (Sesau) Virgínio Pereira, o secretário de Governo (Segov), Anderson Baqueiro, representando o prefeito Gustavo Carmo, o assessor do Coren, Davi Reis, a enfermeira da Saúde da Família, Liliane Soares, a diretora de Vigilância em Saúde, Claudine Ramos, a coordenadora de Atenção Básica de Alagoinhas, Mônica Moraes, e a gerente de Imunização do município, Letícia Rodrigues.