SESAU realiza Dia D de vacinação contra raiva para cães e gatos; campanha segue até 17 de setembro

10 de setembro de 2022, 19:12

A  Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), por meio da Vigilância Epidemiológica (VIEP), realizou, neste sábado (10), o “Dia D” da Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos. As ações aconteceram das 8h às 12h, em diversas unidades de saúde e também na sede da VIEP.

A vacinação antirrábica imuniza os animais contra a raiva, uma doença infecciosa muito grave, que se não for tratada a tempo, pode ser letal. O vírus da raiva está presente na saliva de animais infectados e é transmitido ao homem por meio de mordidas, arranhões ou lambidas em mucosas e pele lesionada. Os principais sintomas observados nos pets acometidos pela raiva são: andar cambaleante, pupila dilatada, salivação excessiva, perda do apetite e da sede, bem como agressividade.

De acordo com a VIEP, nesta manhã, cerca de 1000 animais receberam a dose da vacina. A campanha de vacinação antirrábica começou no dia 8 de setembro e segue até o dia 17 deste mês. Os tutores dos pets que ainda não vacinaram seus animais, devem procurar a Vigilância Epidemiológica, localizada próxima à Prefeitura, das 8h às 12h, ou os pontos volantes montados pelas unidades de Saúde, de acordo com a demanda existente nas áreas.

Apenas animais acima de três meses devem ser vacinados, desde que estejam saudáveis. Em caso de gestação e amamentação, o animal não receberá a dose. O dono deve apresentar a carteira de vacinação, e é necessário que a imunização seja reforçada anualmente.

Fotos: Rógenis Dias – SECOM