Sessão especial na Câmara homenageia mulheres quilombolas nesta terça-feira (12)

11 de março de 2019, 17:09

Com o tema “Mulheres Quilombolas: pés no presente, olhos no futuro”, a Câmara Municipal e a Prefeitura homenageiam, em sessão solene, as mulheres de comunidades remanescentes dos quilombos de Alagoinhas.

Mobilizada em decorrência do Dia Internacional da Mulher e organizada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET) e pela Secretaria de Assistência Social (SEMAS) do município, a sessão prevista para esta terça-feira (12), na Câmara, começa às 18h e reúne representantes da esfera pública municipal, membros de entidades, professores, associações, integrantes de coletivos e sociedade civil para uma mesa com foco na valorização da mulher, no reconhecimento da luta de mulheres quilombolas, nas políticas públicas inclusivas, no fortalecimento das culturas populares e na contribuição efetiva dos povos de comunidades tradicionais para o município.

A sessão conta ainda com o lançamento do livro “Organização Social e Subsistência na Fazenda Cangula”, da pesquisadora Mwewa Lumbwe, Embaixadora Universal da Paz, natural da República Democrática do Congo e mestre em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia, que mapeou os principais meios de subsistência e a organização dos núcleos familiares da comunidade do Cangula.

Será realizada ainda uma homenagem às mulheres quilombolas, com a leitura de um texto da ONU e apresentações de representantes da Associação do Cangula e de pesquisadores da área.

O encerramento ficará por conta da banda Caffé Pitta, que se apresenta após o samba de roda das comunidades quilombolas. A sessão é aberta ao público.

Serviço:
Sessão especial “Mulheres Quilombolas: pés no presente, olhos no futuro”
Data: 12/03/2019
Local: Câmara de Vereadores