Sexta-feira é marcada por ações de saúde em Alagoinhas

4 de novembro de 2022, 17:36

Os alagoinhenses tiveram uma sexta-feira (04) cheia em Alagoinhas. É que a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) promoveu diversas ações voltadas para a saúde: Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal e o início das ações do Novembro Azul.

No pátio da Prefeitura, das 08h às 12h, foi realizada uma ação para mobilização de prevenção do Câncer Bucal, com parceria da Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia (FATEC), onde aconteceu orientações e triagens, presença da Unidade Móvel de Saúde.

“Hoje estamos destacando a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca. Esse é o terceiro câncer que tem os piores prognósticos, então essa ação, assim como o Outubro Rosa, o Novembro Azul, é exatamente para a gente conseguir que a população venha fazer um autoexame, procurar os serviços odontológicos para fazer um diagnóstico precoce”, explicou Taís Almeida Mariano, estomatologista dos Centros de Especialidades Odontológicas – CEO I e II de Alagoinhas.

Além dessa ação, o serviço continua disponível nas Unidades de Saúde da Família de cada bairro. Nesses locais haverão os primeiros cuidados, as partes preventiva e os cuidados da Atenção Básica. Caso haja necessidade, as pessoas serão encaminhadas pra o serviço de especialidades odontológicas.

Durante o dia também houve ações alusivas ao Novembro Azul, mês de combate ao câncer de próstata. Os homens foram orientados sobre os serviços ofertados, a importância de um diagnóstico rápido e do tratamento. As coordenadoras das unidades de Alagoinhas Velha I e II, Bárbara de Leite e Vivian Caroline Cruz, reafirmaram a importância dos cuidados precoces.

“Hoje está acontecendo a ação do Novembro Azul aqui nos dois postos. Esse é o dia alusivo onde a gente colocou à disposição da população masculina testes rápidos, vacinas, consultas médicas, consultas de enfermagem, e principalmente a educação e saúde com palestras de sensibilização dessa comunidade.

Haverá também uma ação externa, na Linha Verde, para atender aqueles homens que não conseguem se deslocar até à unidade de saúde. Para participar do serviço a pessoa deverá procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima da sua residência portando documento de identidade, CPF, cartão da família e cartão do SUS.

As ações de combate intensificado seguem durante todo o mês de novembro nas Unidades de Saúde da Família (USF) de Alagoinhas.

Foto: Roberto Fonseca / SECOM