Soluções inovadoras para a preservação e fiscalização ambiental: Profissionais da SEDEA recebem certificação para manuseio profissional de drones | Prefeitura de Alagoinhas

Soluções inovadoras para a preservação e fiscalização ambiental: Profissionais da SEDEA recebem certificação para manuseio profissional de drones


25 de setembro de 2019, 16:56

Depois de passar por uma capacitação para a pilotagem de drones, a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA) recebeu, nesta quarta-feira (25), a certificação para o manuseio profissional da aeronave de acesso remoto.

No total, 9 profissionais receberam a habilitação e podem agora pilotar o equipamento, que deve ser utilizado, pela secretaria, para o trabalho de levantamento de áreas degradadas, fiscalização de áreas de desmatamento, monitoramento dos rios da cidade e mapeamento de regiões.

Foto: Heloísa Gomes

A atividade formativa foi ministrada pelo engenheiro Igor Renné Batista da Costa, da Pirâmide Tecnologias, uma das representantes da empresa chinesa DJI, referência no segmento. A iniciativa é da SEDEA, que enxergou, no potencial do equipamento, uma forma de otimizar o trabalho dos agentes fiscalizadores, aliando tecnologia às práticas exitosas. No total, 16 horas de aulas expositivas e práticas, com simulador e pilotagem, foram ministradas, e os participantes passaram por uma avaliação completa para a habilitação.

De acordo com o fiscal Gessé Amorim, que participou do curso, além da habilitação, é necessária a autorização da ANAC, a Agência Nacional de Aviação Civil, para a aeronavegabilidade.

Desde 2013, o veículo aéreo não-tripulado, idealizado para fins militares, tem sido utilizado, também no Brasil, em mapeamento de terrenos, prevenção a desastres, ações fiscalizatórias, inspeções e incêndios.

Em 2017, o estado de São Paulo sancionou uma lei que autoriza a polícia ambiental a utilizar drones para a fiscalização e, na capital baiana, além de intervenções de monitoramento, o equipamento tem sido utilizado, desde 2018, como ferramenta para a formatação de projetos, implantação de praças, passarelas, academias de saúde ao ar livre e áreas de lazer.

“Nossa gestão está sempre preocupada com práticas inovadoras para melhorar os serviços. O município ganha quando agrega tecnologia ao trabalho da equipe técnica”, salientou o prefeito Joaquim Neto, que entregou os certificados aos profissionais, nesta quarta-feira (25).

Foto: Heloísa Gomes

Segundo o secretário municipal de desenvolvimento econômico e meio ambiente, José Edésio Cardoso, a contribuição do equipamento e a habilitação dos profissionais contribuem para dar celeridade às ações de planejamento, fiscalização e monitoramento. “É uma necessidade que veio do dia a dia dos agentes. Essa certificação contribui para fortalecer o trabalho realizado pela SEDEA”, ressaltou o gestor da pasta.

Foto: Roberto Fonseca

Filmando com resolução 4k e câmera de 20mp, com autonomia de até 30 minutos por bateria, os drones da SEDEA devem ser utilizados a partir desta semana em campo. Os equipamentos serão pilotados apenas pelos técnicos habilitados, em conformidade com as prerrogativas do Departamento de Controle do Espaço Aéreo e da ANAC.

Foto: Heloísa Gomes

Confira as fotos:

Foto: Heloísa Gomes

Foto: Heloísa Gomes

Foto: Heloísa Gomes

Foto: Heloísa Gomes

Foto: Heloísa Gomes

Foto: Heloísa Gomes

Foto: Roberto Fonseca

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.