Sonhos que transformam: Em cerimônia emocionada, prefeito entrega mais uma escola requalificada na Conceição

16 de abril de 2018, 07:00

Foto: Roberto Fonseca / SECOM

Um muro de lápis era o sonho de um garotinho lá da Escola Municipal Péricles Nogueira Magalhães, em Conceição – Riacho da Guia. Na manhã de domingo (15) não só o muro de lápis tornou-se realidade, como também a requalificação total da escola. Foram três meses de intervenções realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), paralelas ao ano letivo, feito com cuidado para não comprometer o andamento das aulas.

Foram realizadas intervenções no telhado, pintura, troca de forro, impermeabilização da laje do refeitório e a construção do muro. O prefeito Joaquim Neto esteve ao lado da primeira dama Carla Reis, do secretário municipal de educação, Fabrício Faro, e do subsecretário Jean Afonso, para reinauguração da unidade escolar que atende à 123 alunos, que da educação infantil até o 5º ano.

“Fico muito contente de poder entregar mais uma escola requalificada para o nosso município, confio muito no trabalho de Fabrício e fico bastante orgulho com o resultado. Está no brilho dos olhos das crianças a nossa satisfação porque nossa intenção é transformar o futuro de cada uma delas”, disse Joaquim Neto.

Euforia e emoção eram os sentimentos que se misturavam entre as crianças e funcionários da Escola que leva o nome do procurador Péricles Nogueira Magalhães, homenageado por lutar por igualdade e pelos direitos da comunidade. Pela primeira vez toda família esteve na unidade de ensino e se emocionaram com o resultado, “vivenciar isso aqui é sentir toda história de meu pai viva. Tudo isso que se vê nesta escola é a alma dele. A busca pela igualdade e valorização da educação”, lembra Patrícia Magalhães, filha de Péricles Magalhães.

Com a requalificação a escola conta com um laboratório de informática, quatro salas de aula, parque infantil e brinquedos educativos. Foram investidos 65 mil reais com recursos próprios da Prefeitura. O resultado está estampado na alegria dos alunos, “nossa! Tudo mudou e para melhor aqui. Antes nem muro tinha direito, estava tudo acabado e agora a escola está linda”, avalia Eloá, 8 anos, aluna do 4º ano.

Entre tantos discursos, o da ex-aluna, Tauane, provocou comoção. A jovem agradeceu pela intervenção realizada por meio da SEDUC e falou sobre a importância deste legado para os atuais e futuros alunos da unidade. O amor que a comunidade tem pela escola refletiu no resultado final. “Essa escola nasceu do amor de Péricles Nogueira, da generosidade de dona Maria Alcântara que doou o terreno, pessoa humilde que mesmo assim cedeu seu pedaço de terra para plantar a semente da educação para o futuro. Nós temos que honrar essas pessoas com uma boa estrutura e principalmente uma educação de qualidade”, afirma Fabrício Faro.

Recém-empossada, a nova diretora da escola, Ana Célia, professora a 13 anos da rede municipal não conseguiu segurar a emoção.  “Olhando para trás é como se estivéssemos num deserto e agora encontramos um campo cheio de flores. O nosso sentimento é de muita alegria e gratidão”, conta.

Agora não só o sonho do garotinho de ter uma escola com muro de lápis foi realizado, neste domingo ficou marcado para a comunidade de Conceição o investimento na educação como ferramenta transformadora da realidade das crianças e jovens da região, alimentando sonhos maiores de futuro e formando jovens críticos e conscientes. O menino que sonhou com um muro agora já pode sonhar com um futuro melhor.

CONFIRA GALERIA DE FOTOS:

Reforma da Escola Municipal - Péricles Nogueira Magalhães, Conceição - Riacho da Guia.