Testagem COVID-19: ação de inquérito epidemiológico da saúde, realizada em 4 pontos da zona rural neste domingo (16), volta a Riacho da Guia amanhã (17)

16 de agosto de 2020, 19:36

Na manhã deste domingo (16), equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) realizaram testagem, com a aplicação de inquérito epidemiológico em Riacho da Guia e nos povoados Conceição, Borges e Quizambú, na zona rural, para identificar pacientes, mapear o avanço da COVID-19, facilitar o acesso ao atendimento e fortalecer as estratégias com foco em conter a disseminação do novo coronavírus.

Os profissionais, que realizaram mais de 600 testes nas localidades da zona rural, em um turno, das 8h às 13h, voltam ao distrito nesta segunda-feira (17), para nova ação de testagem. Moradores que apresentam sintomas compatíveis com a doença e ainda não passaram por avaliação profissional podem procurar os estandes da Secretaria de Saúde, no mesmo horário, em Riacho da Guia, para fazer o teste.

Foto: Roberto Fonseca

Segundo a enfermeira e diretora de Média Complexidade, Emília Libório, o fluxo de atendimento começa com a triagem e a aferição de temperatura. Depois de responder a um questionário epidemiológico, o cidadão passa pela mesa de testagem e recebe orientações dos profissionais. Em seguida, há o direcionamento para aguardar o resultado. Pacientes que apresentam anticorpos reagentes para coronavírus passam imediatamente por avaliação médica e, tendo diagnóstico confirmado para a doença, recebem protocolos de isolamento; eles entrarão para quadro de monitoramento da Vigilância. Moradores que testam negativo, mas apresentam sintomas compatíveis com a doença, também passam pela avaliação médica. E aqueles que não apresentam sintomas e não positivam na sorologia recebem orientações quanto a medidas preventivas.

Foto: Roberto Fonseca

No local, profissionais realizam também coleta de amostra RT-PCR, o chamado “padrão de ouro”, que busca identificar o RNA do vírus para diagnóstico da COVID-19. Nesses casos, o resultado é informado pela equipe de saúde após uma média de 48h.

Foto: Roberto Fonseca

“Às vezes, nós somos assintomáticos, não sabemos, e vamos transmitir para outras pessoas. Então a gente tem que se cuidar, para não estarmos passando. Espero que as pessoas se conscientizem e venham fazer a testagem”, relatou Raimunda Vieira, 51, moradora do distrito, na manhã deste domingo.

Dona Dinalva Cordeiro, de 63 anos, que mora na região da zona rural e também esteve em Riacho da Guia, concorda. “É melhor prevenir. Vai que a gente tem, não sabe e passa para outra pessoa. Fazendo o teste, a gente já fica sabendo”, afirmou.

Foto: Roberto Fonseca

A ação que volta ao distrito nesta segunda-feira contará com profissionais médicos, equipe de enfermagem, técnicos e apoio da Unidade Móvel de Saúde, além de ambulância para transporte de pacientes. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará também deslocamento ao distrito para os moradores do Tombador e do Baixão, que poderão participar do inquérito epidemiológico nos estandes estruturados em Riacho da Guia.

Confira:

INQUÉRITO EPIDEMIOLÓGICO DA SAÚDE
TESTAGEM COVID-19
Data: 17/08/2020
Horário: Das 8h às 13h
Local: Distrito de Riacho da Guia (estandes estruturados ao lado da Paróquia)