Apoiada pela Prefeitura de Alagoinhas, Festa de São José atrai fieis ao Jardim Petrolar e Riacho da Guia

20 de março de 2022, 08:06

Foto: Roberto Fonseca

Considerado o patrono universal da igreja, São José é também o padroeiro dos trabalhadores e agricultores. No seu dia, 19 de março, os produtores rurais têm o costume de iniciar o plantio do milho, para uma boa colheita no São João.

Com o apoio da Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), os festejos ao “pai adotivo” de Jesus aconteceram em Riacho da Guia e no Jardim Petrolar, reunindo fieis em torno da devoção ao descendente do Rei Davi, de acordo com a tradição judaico-cristã.

Foto: Roberto Fonseca

Conforme explicou a secretária Iraci Gama, a gestão municipal vem conduzindo as ações do Governo, na área do Turismo, “com bastante cuidado e responsabilidade, fazendo pesquisa criteriosa sobre as ações a realizar, dentro das potencialidades turísticas do nosso município”. Ela destacou o Turismo Religioso como um dos mais fecundos, levando em consideração as quatro maiores religiões do município.

“O Catolicismo é uma delas, e a comemoração dos seus Santos é uma das formas de manifestação dos seus fiéis, que se deslocam, de suas casas para as respectivas Igrejas, para vibrar e representar suas emoções, nas trezentas, novenas ou tríduos, conforme o costume da comunidade. Também vêm pessoas de outros bairros, de outros povoados e até de outras cidades. É , portanto, uma atividade tipicamente turística, motivada pela religiosidade cristã, o que a caracteriza como importante movimento de troca, de integração, de intercâmbio social e cultural”, declarou a secretária de Cultura, Esporte e Turismo.

Foto: Roberto Fonseca

A SECET leva em consideração essas expressões religiosas e culturais dentro do planejamento do Turismo Local. Desde o mês de janeiro, já foram apoiadas as comemorações dos Padroeiros do Distrito de Boa União – A Sagrada Família; do Distrito do Riacho da Guia – Nossa Senhora da Guia; e, neste sábado (19) – São José, “que tem uma Paróquia, sob apadrinhamento religioso, além de ser cultuado em muito povoados, também na zona rural”, continuou a secretária.

Iraci Gama reiterou a forte relação dos agricultores com São José, devido ao início do plantio do milho. “É de Santo para Santo. E o milho é esse cereal , descoberto e cultivado, entre nós, pelos indígenas, portanto, é um produto de base cultural e histórica, o que é mais um fator agregador de importância para a nossa comunidade, e, por consequência, de base para preservação / conservação do tema, pela SECET, que cuida, por obrigação, do patrimônio material e imaterial do Município de Alagoinhas. Portanto, viva 19 de Março! Viva São José! Viva a tradição cultural, patrimonial e religiosa do povo de Alagoinhas”.

Fotos: Roberto Fonseca