Vigilância Epidemiológica oferece atendimento semanal para vacinação antirrábica em animais | Prefeitura de Alagoinhas

Vigilância Epidemiológica oferece atendimento semanal para vacinação antirrábica em animais


8 de novembro de 2018, 16:48

Com foco na prevenção, a Vigilância Epidemiológica está realizando, toda quarta-feira, a vacinação antirrábica para cães e gatos. Segundo os profissionais do setor, animais que ainda não foram vacinados podem ser encaminhados à sede das 8h às 11h30 para que seja administrada a dose.

Embora não contabilize uma taxa elevada da doença, o Brasil – que em 2014 reduziu drasticamente o índice, chegando a zero no número de casos – voltou a apresentar registros da doença.

Responsável por 55 mil mortes por ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a zoonose é transmitida pela saliva de animais contaminados e a vacinação antirrábica anual é obrigatória por lei.

Realizada agora semanalmente com atendimento gratuito na sede da Vigilância, em Alagoinhas, a perspectiva é de que a medida contribua para a prevenção e auxilie no controle da doença. “A vacina antirrábica é a única forma segura de prevenção. Por isso, embora o período da campanha já tenha sido encerrado, resolvemos colocar na rotina de atendimentos do município um dia da semana específico para a vacinação animal. Todas as quartas-feiras, cães e gatos poderão ser encaminhados à Vigilância Epidemiológica para a vacinação”, enfatizou a coordenadora Claudine Ramos.

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.