Instagram
Facebook
YouTube

Agricultores familiares desenvolvem capacidades empreendedoras no projeto Empreender no Campo


8 de janeiro de 2024, 15:43

Em uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA) com o Sebrae, desde 2022 acontece nas comunidades rurais do Buri, Catuzinho, Tombador, Boa União, Estevão, Papagaio, Oiteiro, Cachoeira, Pindobal e Rio Branco o projeto Empreender no Campo. A iniciativa tem o objetivo de capacitar os produtores rurais de Alagoinhas para promover uma maior profissionalização da produção agrícola, gerando negócios rentáveis.

O projeto funciona por meio de consultorias e oficinas mensais nas Associações Rurais, focadas, sobretudo, em desenvolver um olhar empresarial para o agricultor familiar. Para Rosenilda Alves dos Santos bispo, 45 anos, a iniciativa tem dado. Ela começou na lida com hortaliças (principal cultura de Estevão, onde vive) com 20 anos. “Tenho aprendido bastante. Minha visão mudou completamente, pois agora consigo entender melhor como a organização pode gerar um melhor produto e uma renda maior.

Coentro, alface, cebola , hortelã , salsa e rúcula são alguns dos vegetais cultivados por Leiliane Bispo dos Santos, que disse ter aprendido melhor a administrar tanto a produção, quanto as vendas. “Aprendi e estou colocando em prática as novas formas de lidar com a terra”, relatou.

Só em 2023, foram ofertadas 50 oficinas. Uma análise da terra também foi feita em Estevão, a fim de melhorar a produtividade no cultivo das hortaliças orgânicas. Para a presidente da Associação de Estevão, Valdicléia Santos, “é incrível ver como as capacitações e o apoio técnico estão fazendo a diferença. Os agricultores estão conseguindo produzir mais e de forma mais eficiente,  melhorando a agricultura familiar, afinal, ‘se o campo não planta, a cidade não janta’ “.

Ao final do Empreender no Campo pretende-se criar rótulo com tabela de valores nutricionais e código de barras para aumentar a  comercialização dos alimentos, possibilitando que sejam vendidos em mercadinhos e supermercados. A embalagem também visa aumentar o valor agregado do produto.

Fotos: Roberto Fonseca

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.
Pular para o conteúdo