Compartilhamento de experiências e práticas exitosas em sala de aula: Alagoinhas sedia Seminário Avaliativo do Programa de Educação Continuada

12 de dezembro de 2018, 12:48

Os resultados efetivos da formação de continuada de professores que aconteceu durante todo o ano de 2018 foram apresentados, nesta terça-feira (11), em um Seminário Avaliativo com a participação 8 municípios do Território.
Quem sediou o evento foi Alagoinhas e o compartilhamento de experiências veio da parceria entre instâncias municipais, BSC Copener e Instituto Chapada de Educação (ICEP).

Com foco na formação de educadores e na mobilização pela Educação, o programa “Educar com Você”, cujos desdobramentos culminaram no Seminário, tem como metas o incentivo à leitura, a produção textual, a interpretação e as práticas sociais de linguagem desenvolvidas em sala de aula pelos professores que participaram da formação.
“É a valorização do professor. As experiências e conhecimentos compartilhados através dessa parceria permitem aos envolvidos repensar a prática pedagógica em sala de aula. O resultado disso, obviamente, não vem a curto prazo, mas estará no IDEB e já pode ser sentido com a mobilização dos professores, com os projeto desenvolvidos nas escolas. Alagoinhas vem transformando a educação e, sem uma educação de qualidade, não podemos vislumbrar uma sociedade igualitária e inclusiva”, destacou Keite Lima, diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC).

No Seminário, representantes de Inhambupe, Itanagra, Entre Rios, Conde, Cardeal da Silva, Alagoinhas, Irará e Esplanada apresentaram ações exitosas realizadas nas unidades de ensino por meio do programa.

Enfatizando o investimento na alfabetização inicial, Cleusimar Nascimento Lima, da Escola Ruy Barbosa, e Luiz Claudio Veiga de Souza, da Escola Nova Brasília, representaram Alagoinhas no evento.

Para o Secretário de Educação do município, Tácio Lobo, a parceria com o Instituto e com a Copener gera resultados positivos não apenas no sentido do ganho educacional e na metodologia, mas significa um avanço do ensino e da aprendizagem nos municípios. “Ter o ICEP próximo é muito importante para ter uma evolução cada vez mais rápida na educação aqui em Alagoinhas. Esse seminário traz as melhores práticas desenvolvidas em diversos municípios, então é fundamental para agregar, compartilhar vivências, promover o intercâmbio de conhecimentos. Alagoinhas está de portas para todas as práticas educacionais positivas e também para prender com a rede de ensino de outras cidades de destaque”, afirmou.

A presidente do Instituto Chapada, Cibele Amado, falou sobre a proposta colaborativa do programa e sobre o papel de sensibilizar os atores envolvidos na busca por uma educação de qualidade. Ana Falcão, da Copener, explanou sobre a produção coletiva, a socialização entre educadores e a articulação com formadores do ICEP.

O Seminário contou ainda com a participação de alunos da Escola Comunitária Nova Esperança, que fizeram uma apresentação cultural de percussão na abertura do evento.

A previsão, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação, é de que, em 2019, a parceria continue e que abarque novos encontros territoriais que devem ser realizados em Alagoinhas.

Sobre a formação continuada do ICEP
O Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo melhorar a aprendizagem de alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental a partir da formação continuada de educadores aliada à mobilização social em territórios colaborativos.

A parceria com a Prefeitura de Alagoinhas foi firmada através da gestão Joaquim Neto, em 2017, quando o ICEP e a SEDUC aplicaram diagnósticos de leitura, escrita e produção textual a alunos do 1º ao 5º ano da rede municipal.

Desde então, Alagoinhas tem sediado encontros, seminários e debates, com a presença de professores, coordenadores, formadores, diretores, equipe técnica e equipe escolar dos 7 municípios envolvidos.

Confira as fotos:
SEDUC - EDUCAR COM VOCÊ