Em parceria com a Prefeitura, Coletivo LGBTQIAPN+ promove “Celebrando a diversidade”

12 de dezembro de 2023, 09:40

Propondo a igualdade, a dignidade e o respeito para todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero, foi realizado último sábado (09), no Mercado do Artesão – Praça da Bandeira, o evento “Celebrando a Diversidade”, realizado pelo Coletivo LGBTQIAPN+ com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), do Conselho Municipal de Cultura e da Câmara Municipal de Vereadores, por meio de emenda parlamentar das vereadoras Juci Cardoso e Luma Menezes.

A ação trouxe momento de afirmação, de mostrar que todos têm o direito de amar, de ser quem são, de viver sem discriminação e de serem reconhecidos como cidadãos plenos em todas as esferas da sociedade. Com shows musicais e intervenções da militância, as atividades se iniciaram a partir do meio-dia e entraram pela madrugada.

“Dia 09, em Alagoinhas, é o dia municipal de combate à intolerância religiosa e dia 10 o Dia do Direitos Humanos. Mas quando a gente fala em intolerância, não é só a intolerância religiosa que nós temos forte entre nós, a intolerância de gênero é terrível. Então, a gente aproveita e faz um evento desse para combater a intolerância também nessa área. É importante para nós combater qualquer tipo de discriminação. Apesar de ser em dezembro, coincidiu com duas datas muito fortes no nosso calendário, o que tornou esse evento uma representação do propósito do governo Joaquim Neto em combater tudo que é ruim”, afirmou a secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Iraci Gama.

Durante o evento artistas como Lila Brasileiro, Banda Iyamí, Morango e banda, DJ Lótus, Banda Mara Pop, Ninno Moura e Ballet Fama se apresentaram, sendo todos da Comunidade LGBTQIAPN+, e 99% deles de Alagoinhas, o que evidenciou a representatividade.

“Esse ato político só foi possível graças à organização do movimento LGBT+ em Alagoinhas e ao apoio da SECET, de Luma, Juci e do Conselho Municipal de Cultura. Isso demonstra que toda luta precisa ser organizada a partir dos movimentos populares e do apoio do poder público”, afirmou Naira Paixão, integrante do Coletivo.

Confira mais imagens:

Fotos: Roberto Fonseca / SECOM