Encerramento da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é marcado pela emissão da carteirinha de identificação para autistas

1 de setembro de 2023, 12:22

Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre as condições e necessidades específicas de indivíduos com algum tipo de deficiência, promovendo políticas públicas e inclusão social para combater o preconceito e a discriminação, Alagoinhas realizou a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Instituída pela Federação Nacional, abrangendo as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), acontece, no mês de agosto, desde 1963, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O evento é destinado a dar visibilidade à causa das pessoas com algum tipo de deficiência, bem como compartilhar as condições e potencialidades desse público.

Na Semana Municipal, iniciada no dia 28 (segunda-feira), uma programação extensa foi pensada, começando por uma Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Vereadores. Além disso, direcionadas pela luta e defesa dos direitos e da inserção social da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, as ações se estenderam até as unidades do CRAS.

Dando continuidade às atividades, na quinta-feira (01) ocorreu uma Caminhada pelas ruas da cidade, durante a manhã, como uma forma de conscientização e sensibilização da sociedade. O vereador Luciano Almeida destinou emenda para a atividade, que contou com a colaboração das secretarias de Educação, Saúde, Infraestrutura, SMTT, Guarda Municipal, além das instituições que abarcam a causa e a Câmara de Vereadores.

Marcaram presença, os vereadores Luciano Almeida, Jaldice Nunes, Cleto da Banana (representante) e Juci Cardoso (representante), a deputada e primeira-dama Ludmilla Fiscina, o secretário de Educação Gustavo Carmo, a secretária de Saúde Laina Passos, além de toda a estrutura e associações de pessoas com deficiência em Alagoinhas.

À tarde, encerrando a programação, o secretário Rui Costa Brito assinou a Portaria de regulamentação da Lei Municipal 2.695/2023 (proposta pelo vereador Anderson Baqueiro) e o Decreto Municipal 6.013/2023, que garantem a emissão da carteira de identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).

O secretário de Assistência Social destacou a importância do evento por contribuir com o avanço da inclusão: “Todas as atividades que desenvolvemos durante a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla dão visibilidade e fortalecem a luta desse público que, infelizmente, ainda segue sendo estigmatizado. A autorização para emissão da carteira de identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista é um antigo sonho que se torna realidade hoje, encerrando essa semana que resultou em ações voltadas para o fortalecimento dos direitos da pessoa com deficiência e sua ampliação para autistas residentes em Alagoinhas”, concluiu.

Gó (Maria da Glória de Souza), mãe de uma criança autista, expressou sua emoção diante da iniciativa de emissão da Carteira de Identificação para Autistas no município: “Ações como essa irão facilitar e proporcionar melhores condições de vida aos autistas e suas famílias. Fará a diferença, especialmente para mim, pois me deixará mais tranquila ao levá-lo a médicos ou qualquer tipo de atendimento, sabendo que ele estará com identificação”, destacou.

Fotos: Roberto Fonseca