Alagoinhas possui um grande potencial esportivo, com campeões em diversas modalidades. Agora, todo esse talento poderá ter um maior incentivo, treinamento e acompanhamento com o Centro de Iniciação ao Esporte, obra ressuscitada pela gestão Joaquim Neto, que acaba de receber as chaves das mãos da empreiteira Simões Neto. O ato simbólico aconteceu na manhã desta segunda-feira (11) e entregou ao município um ginásio ultra moderno e com acessibilidade, no qual foram investidos R$ 1.529.361,41 – com recursos próprios – e R$ 3.144.887, 32 de dois convênios com a Caixa.
O equipamento público esportivo é fruto de um programa federal com o objetivo de promover a iniciação à prática esportiva em áreas de vulnerabilidade social, assim como identificar prodígios e treinar atletas de alta performance. “Posso dizer, sem medo de errar, que esse é o maior equipamento esportivo fechado de Alagoinhas. O maior e o melhor da região. Tem até elevador! É super moderno, inclusivo e daqui vamos formar muitos atletas, pois ele pode ser usado para diversas modalidades esportivas”, declarou o prefeito Joaquim Neto. O chefe do Executivo aproveitou para agradecer ao deputado federal Márcio Marinho, pela emenda parlamentar, e ao vereador Djalma Santos, que fez a indicação.
Sob a tutela da Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), o Centro de Iniciação ao Esporte possui instalações que seguem requisitos oficiais e está localizado na Urbis III (Rua do Catu). Um Plano Gestor está sendo elaborado pelo Coordenador de Esportes da SECET, Professor Luiz Claudio, e, inicialmente, as aulas no espaço serão iniciadas pelo projeto Mova-se, que já realiza atividades físicas nos mais diversos bairros da cidade.
Uma parceria também está sendo firmada com a Secretaria de Educação, a fim de que o espaço possa ser utilizado por escolas da Rede Municipal de Ensino. “A idéia é que a gente também possa desenvolver, aqui, atividades esportivas para os nossos estudantes. É mais um equipamento que ficará à disposição da nossa comunidade e das nossas escolas, o que nos deixa muito feliz”, disse o secretário Gustavo Carmo, informando que na região estão localizadas quatro escolas municipais.
O Centro de Iniciação ao Esporte possui arquibancada para 122 pessoas, piso de excelente qualidade e tabelas de basquete similar as da NBA. Foi levado em consideração, no projeto arquitetônico, o número de habitantes do município, o local de vulnerabilidade, assim como a extensão da área disponível para a construção. No térreo, ficam os banheiros masculino, feminino e acessível, vestiários, salas administrativas, copa, quadra poliesportiva com piso de alta tecnologia, e o elevador, que faz a ligação com o mezanino, o qual possui uma área para academia com piso emborrachado.
“O nosso foco será a inclusão e o fomento ao esporte como potencial de impacto social, levando qualidade de vida para os jovens, contribuindo para o desenvolvimento físico e psíquico dos futuros atletas, não apenas para quem deseja se profissionalizar, mas para qualquer um que tenha interesse em começar uma prática esportiva. Iremos atender a comunidade em situação de maior vulnerabilidade social e formar atletas de alto rendimento para representar o Brasil e Alagoinhas em futuras olimpíadas e paraolimpíadas”, destacou a secretária Iraci Gama.
O chefe de Gabinete Raimundo Queiróz, a secretária de Infraestrutura Maria das Graças e o subsecretário da SECET Afrânio Góis acompanharam a entrega das chaves pela empreiteira, representada pelo seu presidente Vinícius Pedra e engenheiros que trabalharam na obra. A deputada estadual e primeira-dama Ludmilla Fiscina também prestigiou o momento.
Foto: Roberto Fonseca