Instagram
Facebook
YouTube

SESAU reduz internação com Atenção Básica


8 de julho de 2014, 08:48

Alagoinhas aparece na terceira posição entre os municípios baianos que reduziram as internações sensíveis à Atenção Básica, entre os anos de 2008 e 2013, de acordo com relatório da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB). Essa posição decorre da boa atuação da Secretaria da Saúde do município (SESAU). A redução nessas taxas sugere melhorias na oferta de serviços de saúde aos usuários do SUS nas Unidades Básicas de Saúde.

De acordo com a SESAB, “a análise do indicador ajuda a incrementar a capacidade de resolução da Atenção Básica ao identificar áreas prioritárias de intervenção e coloca em evidência problemas de saúde que necessitam de melhor seguimento e coordenação entre os níveis assistenciais”.

A redução, na Bahia, foi de 12,5% no número de internações hospitalares devido ao atendimento na Atenção Básica. Dentre as regiões de saúde com maiores taxas de redução nas internações, destacam-se as regiões de Feira de Santana (28,4%), Juazeiro (27,3%), Alagoinhas (26,1%), Barreiras (25,5%) e Ilhéus (24,4%), seguido da região de saúde de Guanambi com redução de 21% no mesmo período.

Para o secretário de Saúde de Alagoinhas Reginaldo Paiva, “o caminho para termos uma saúde eficiente passa pelo aprimoramento do atendimento nas unidades basicas. Muitos casos não necessitam de uma busca desesperada aos hospitais, o acompanhamento médico nas comunidades está diretamente ligado à redução destes números. E Alagoinhas, através das unidades, presta atenção especial às comunidades”

Na mesma linha de pensamento do secretário, o relatório da SESAB informa: “Tais condições de saúde caracterizam-se como agravos, cuja morbidade e mortalidade poderiam ser evitadas ou reduzidas mediante uma atenção primária oportuna e eficaz, com ações efetivas de prevenção, diagnóstico e tratamento precoce, controle de doenças crônicas dentre outras, evitando hospitalizações”.

Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação
Publicado por: SECOM

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.
Pular para o conteúdo